quarta-feira, 29 de abril de 2015

TDK: Enquanto o lucro sobre o PPR desce!

28/04/2015

Temos recebido  varias denuncias dos colegas da TDK sobre o PPR, mais uma vez a empresa tá dando o golpe nos trabalhadores e trabalhadoras.

Para ter uma idéia, Em 2013 o PPR foi de 948,00. Em 2014, subiu 610,00 indo para 1.558,00 e agora em 2015 vai só pra 1.613! Um ano sobe 610 reais e no outro sobe 55?! Isso quer dizer que o lucro da empresa diminuiu? Nem pensar!! É só olhar a produção bombando, e lembrar que o PPR é do ano inteiro e não dos últimos meses quando diminuiu a produção: o PPR é de março a março e a produção diminuiu de abril de 2015 pra cá, e isso em alguns setores porque outros continuam crescendo. Se o PPR fosse pago proporcional ao aumento anterior, seria em torno de R$2.500,00.

Por que a empresa sempre esconde como é feito o cálculo do PPR? Fica parecendo uma esmola que a empresa paga quanto quer. Todo seu lucro construido nas nossas costas e parece que estão nos fazendo um favor. O PPR não é presente, é a parte do nosso salário que falta todo mês. Para sindicato, como sempre, parece que tá tudo bem! Não falam e não fazem nada por que já está tudo acordado com os patrões.

Depois do incêndio, fizemos horas extras e trabalhamos dobrado para “recuperar os prejuízos”, sendo que os próprios chefes falaram que meses depois já estavam no lucro de novo. Hoje a TDK está terminando um estoque maior do que o anterior, mais um sinal de que a produção realmente cresceu e muito nesse ano.

Queremos PPR de 2.500,00 que é nosso direito.
Se a empresa vier com papinho de que não aumentou o lucro, que mostre suas contas!!

sábado, 11 de abril de 2015

GM e sistemistas ameaçam funcionários com demissão para aceitar propostas da empresa

11/04/2015

A chefia está vindo pra cima dos trabalhadores pressionando para que aceitemos as propostas absurdas da GM e das Sistemistas nessa campanha salarial.
Os líderes vem com esse papo furado de que a luz aumentou, combustível aumentou...
Eles tão achando que a gente é trouxa? Que as contas só aumentam pra empresa? Eles esquecem de dizer que o custo de energia para a indústria não é a mesma que pagamos em nossas casas, é muito menor.

Controle do voto
Do ano passado pra cá a liderança diz que a empresa e o sindicato são democráticos e que cada um deve votar no que quiser, mas começaram a cobrar que todos os funcionários fiquem próximos ao seu líder nas assembléias. Além disso sempre tem alguém da empresa filmando as votações, além do próprio sindicato.
Tem líder que chegou a dizer que ia passar lista de presença.
Isso é um absurdo!
Em primeiro lugar a empresa não pode cobrar nada dos funcionários em assembléia, pois estamos da catraca pra fora e nem sequer é pago o tempo em que ficamos na assembléia.
E mesmo se fosse, eles fazem esse discurso hipócrita de democracia, mas estão constantemente ameaçando os colegas com demissão, dando exemplos de outros que foram demitidos, dizendo que vai acontecer o mesmo que aconteceu em São José dos Campos...
A verdade é que se houvesse um sindicato combativo aqui e fosse um salário só para todas as plantas da GM, não compensaria para a empresa fechar postos de trabalho em São José.
Faz anos que está nos planos da GM fechar os postos em SP pra contratar mais barato aqui no RS, fazendo produzir o dobro do que cada trabalhador produz lá!

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Por que nosso salário e PPR DEVEM AUMENTAR no CIAG

10/04/2015

De 2013 pra cá GM e Sistemistas estão se reestruturando:

  1. Cortam postos de trabalho e quem fica tem que trabalhar por 2
  2. Fazem reajuste salarial que faz nosso salário diminuir até 2017
  3. Estão economizando milhares de reais por ano por não dar uniforme e EPIs para os seus funcionários
  4. Estão economizando há muitos anos com a comida que é de péssima qualidade
  5. Estão economizando há muitos anos com o transporte de péssima qualidade para Cachoeirinha e Gravataí
  6. Estão economizando há anos com convênio médico que cada vez que vamos nos consultar temos que pagar R$ 44 e ainda não cobre muitos procedimentos. Quando o trabalhador precisa realmente do convênio fica devendo até as calças pra empresa!
  7. Com o total de demissões de 2013 pra cá já demitiram o equivalente a 1 turno inteiro, mas fazem aos poucos, 2 ou 3 por dia, num ou noutro turno, num ou noutro shop.
  8. Depois de ter mudado a progressão salarial para 5 anos, ano passado as empresas e sindicato fizeram o acordo para que a progressão salarial seja de 10 anos para chegar no teto. E quem está no teto já está marcado para ser demitido.


A empresa não está na mesma situação que estava em 2012, pois “reduziu custos” de forma absurda, explorando ao máximo seus funcionários, fazendo a gente trabalhar por 2 e tirando o máximo que podem dos trabalhadores!
É verdade que as metas de produção reduziram 13%. Mas que a empresa com essas medidas que vem tomando aumentou seus lucros 200% a chefia não conta.
Com toda a “redução de custos” que a empresa fez de 2012 pra cá daria tranquilamente para dobrar nosso salário e nosso PPR e ainda sobrariam muiiiiiitos milhões para a GM do Brasil e para mandar para a GM mundial.
É bom lembrar que quem pagou a dívida gigantesca da GM norte americana com o governo dos EUA de mais de 30 bilhões de dólares, foi a GM do Brasil. Pois a GM EUA estava mal e a GM da Europa (Opel) não dá lucros há 10 anos.
Agora a chefia vem dizer que querem diminuir o nosso PPR além de já ter diminuído nosso salário!!!

quinta-feira, 9 de abril de 2015

PPR e Salários no Complexo da GM: Choradeira das empresas

09/04/2015

É colegas, na campanha salarial do ano passado denunciamos o acordo salarial absurdo que o sindicato fez com a GM e sistemistas contra os trabalhadores para diminuir nosso salário por 3 anos seguidos (http://intersindicalgravatai.blogspot.com.br/2014/07/salarios-no-ciag-sem-aumentar-e.html) . E sobre o PPR dissemos há 1 ano atrás:
“E se a GM não fechou os valores de PPR não é por qualquer pressão do sindicato, mas sim porque as empresas estão de olho que pode ocorrer uma crise até 2016 e não querem se comprometer com nenhum valor, pois se vier uma crise vão diminuir a produção e vão querer vir com uma proposta de diminuir o PPR!”
Além disso foi absurda a forma como o sindicato fez passar essa proposta assembléia. Apresentou 2 propostas: a primeira já tinha sido reprovada (em assembléia realizada na entrada do CIAG na RS-030) e portanto não poderia ter ido de novo pra votação, a segunda proposta, que também era uma proposta da GM, foi apresentada pelo Quebra-Peão como se fosse a proposta do sindicato. Ou seja, apresentaram 2 propostas, e as duas eram do patrão. É Quebra-Mola, mais uma vez encheu as botas!
Agora as empresas fazem uma choradeira. Além de ficar 3 anos sem dar aumento pros trabalhadores (vão lucrar muiiiiito com isso), ainda querem diminuir o PPR dizendo que aumentou o combustível, a luz, o dólar.

GM e Sistemistas devem achar que os trabalhadores vivem de vento, que não precisam comprar comida, luz, combustível, que não precisam consumir nada.
E o pior é que as empresas querem “reduzir custos” pra manter a vida de luxo da chefia, enquanto pagam um salário e PPR abaixo do que seria o mínimo para os seus funcionários!
Para sobreviver temos que comprar comida, pagar luz, água, telefone, aluguel ou prestação de casa e prestação de carro. Quem que consegue pagar isso com o salário que ganha na GM ou Sistemista?! E agora eles vem com choradeira querendo diminuir o PPR! Não podemos aceitar isso!
Quem está sustentando a GM aqui no Brasil e inclusive fora do Brasil é a GM de Gravataí. Os carros de frota das empresas produzidos pela Chevrolet são Celta e Ônix e são produzidos aqui. E o que nós trabalhadores recebemos em troca? Uma proposta de diminuir nossos salários, nosso PPR, assédio moral e ameaças de demissão!
É UM ABSURDO GM E SISTEMISTAS FAZEREM ESSAS PROPOSTAS PRA NÓS!
É UM ABSURDO O SINDICATO FICAR SE OMITINDO E DIZER QUE QUEM TEM QUE TOMAR POSIÇÃO SOMOS SOMENTE NÓS OS TRABALHADORES, QUANDO ELES SABEM QUE NINGUÉM APROVA ISSO! FICAM SE FAZENDO DE “NEUTROS” NESSA HISTÓRIA!

terça-feira, 7 de abril de 2015

Informativo aos trabalhadores do Grupo Südmetal

07/04/2015

As notícias do andamento da recuperação judicial do Grupo Südmetal não são nada boas para os trabalhadores. Não podemos dizer o mesmo dos proprietários das empresas, pois sabendo da situação tratam de dar fim ao patrimônio antes mesmo de pagarem as dívidas.
Após um ano de recuperação judicial, o Grupo Südmetal continua com as atividades paradas, e ao mesmo tempo queimam a gordura vendendo seu patrimônio e deixando os trabalhadores a ver navios. Já ocorreram alguns leilões com arrecadação revestida em favor do administrador judicial que coloca toda a grana a disposição da empresa e nada para os trabalhadores

Deveria estar acontecendo na Recuperação Judicial

Assembléia de credores
É fundamental que aconteça, pois é na assembléia de credores que será feito ou não o plano de recuperação da empresa podendo declarar falência, e neste caso, os valores de natureza alimentar tem prioridade.
Reserva de valores
É fundamental para garantir que permaneçam depositados os valores oriundos dos leilões e que quitarão as dívidas trabalhistas.
Comitê de credores
Fiscaliza e examina o conjunto de questões que envolvem a recuperação judicial da empresa, inclusive o administrador judicial.

O que está acontecendo

Quem não conhece Renato Conil que o compre, porém para quem o conhece...
O “todo poderoso” está consumindo o patrimônio das empresas, no entanto, este patrimônio está sob a tutela da justiça que precisa apurar esses fatos rapidamente.
De maneira arbitrária os comandantes do Grupo Südmetal determinam o valor de cada máquina ou equipamento, mesmo sem autorização judicial.
É preciso agir contra tudo isso! Porém, com o envolvimento dos trabalhadores, porque somente juntos teremos mais força pra lutar pelos nossos direitos.
 A Oposição Metalúrgica de Gravataí juntamente com os trabalhadores vem fazendo denuncias ao Ministério Público do Trabalho desde 2014. O MPT por sua vez, abriu um inquérito que levou a ação civil pública e ação civil coletiva contra a Südmetal, em favor dos trabalhadores.
Houve também em 2015 uma petição ao juízo referente a recuperação judicial, insurgindo-se aos desmandos da empresa, bem como a prestação de contas referente ao patrimônio das empresas que diminuiu consideravelmente.

← Postagens mais recentes Postagens mais antigas → Página inicial