quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Perto omite surto por COVID e coloca trabalhadores em risco

Oposição Metalúrgica denunciou situação em panfletagem na empresa em 30 de Julho.


  No final de Julho, a Oposição Metalúrgica teve acesso a informações que vazaram da administração da empresa confirmando 8 casos positivos de COVID-19, 23 suspeitos e 27 que tiveram contato com infectados. 

Esta situação alarmante foi denunciada à Vigilância Epidemiológica e à SMDET (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo) de Gravataí (RS) na 6ª feira (24/07) pela Oposição Metalúrgica. Também enviamos documento ao MPT (Ministério Público do Trabalho). O objetivo é comunicar os órgãos competentes sobre o que está ocorrendo na fábrica e exigir que tomem as medidas cabíveis a fim de evitar a proliferação de contágios por COVID-19 na PERTO, zelando pela saúde dos trabalhadores, de seus familiares e, consequentemente, da população do município.



Nós, da Oposição Metalúrgica, defendemos:

# Condição segura de trabalho;
# Testagem para todos os trabalhadores, inclusive os assintomáticos, que tiveram contato com os infectados, seja nos ônibus e no setor;
# Licença remunerada para conter o surto;
# Contra o banco de horas;
# Não vamos aceitar nenhuma demissão e nem perda salarial!




O LUCRO DO PATRÃO ACIMA DE TUDO = DEMISSÃO E CONTÁGIO 

Se não fosse o vazamento desses dados e as denúncias da Oposição, a empresa seguiria com essas informações em sigilo. Por isso é fundamental que os trabalhadores estejam em contato com a Oposição Metalúrgica para, juntos, tomarmos providências que resguardem a segurança e a saúde de todos. Outro fator que impacta muito aos trabalhadores são as demissões, que por sinal escancaram que o único objetivo das empresas é o lucro acima de tudo. Se não fosse este o único objetivo, não ocorreriam demissões, sobretudo em momentos de crise como este. Para nos defender das demissões e proteger a saúde de nossa família, precisamos estar atentos e organizados. Entre em contato com a Oposição, faça sua denúncia!



NÓS TRABALHANDO E OS PELEGOS QUE AINDA ESTÃO NA DIREÇÃO DO SINDICATO? DE QUARENTENA!
O sindicato dos metalúrgicos deveria estar fazendo sua função, ou seja, estar com os trabalhadores nesse momento difícil para garantir nossos empregos, direitos e condições de trabalho durante a pandemia. No entanto, a atual direção do sindicato é cúmplice das empresas assinando acordos rebaixados, como o banco de horas (por exemplo), e não tem feito absolutamente nada para fortalecer a luta dos trabalhadores. Para piorar, colocaram um anúncio na página do sindicato dizendo que “fecharam as portas por conta da pandemia”.

Engraçado, os peão podem continuar trabalhando enquanto os diretores do sindicato ficam em casa ignorando tudo que está se passando dentro das fábricas. Não aceitamos demissões e nem o risco de contágio: testes para todos os trabalhadores e licença remunerada já! Ajude a organizar a Oposição para tomar o sindicato para os trabalhadores! 



Oposição Metalúrgica de Gravataí (OSM)

← Postagens mais recentes Postagens mais antigas → Página inicial