terça-feira, 14 de abril de 2020

Pandemia do Coronavírus: a vida ou o lucro? Nossas vidas e nossos salários em primeiro lugar!


14/04/20 - A maioria das empresas do Distrito Industrial de Gravataí (RS) está retomando a produção em meio à pandemia do Coronavírus. Na semana passada, os trabalhadores da MUNDIAL voltaram a trabalhar. Nessa segunda-feira (13/04), foi a vez da TDK, da JACKWAL e da PANATLANTICA.

Na DANA e na PERTO, temos informação de que 30% das fábricas reiniciaram ontem, normalizando a produção na semana que vem.

De forma geral, as empresas estão falhando nas medidas mínimas de prevenção e de segurança dos trabalhadores. Temos relatos de que não estão disponibilizando álcool gel e nem mesmo máscaras. Todos sabemos que o distanciamento mínimo de 1,5m a 2m entre cada trabalhador é praticamente impossível dentro das fábricas - inclusive, em alguns prédios não há nem janela para circulação de ar.

A Oposição Metalúrgica (OSM) esteve na entrada dos turnos da TDK, da PANATLANTICA, da JACKWAL e da MUNDIAL nessas segunda e terça-feiras para dizer que a vida dos trabalhadores importam e devem estar acima do LUCRO do patrão! Na entrada do turno 2 da MUNDIAL na segunda à tarde, um chefe da empresa e três seguranças nos expulsaram do pátio, para impossibilitar que pudéssemos conversar com os trabalhadores na chegada ao trabalho.

Ao invés de liberar os trabalhadores para ficarem em casa, garantindo os salários e os direitos para que mais rapidamente possamos enfrentar esta pandemia, a MUNDIAL quis reprimir a Oposição. Além de obrigar os trabalhadores a irem para a fábrica com medo do coronavírus e de demissão, a empresa tenta calar quem defende os metalúrgicos!


Abaixo, divulgamos o panfleto para enviar aos trabalhadores na retomada da produção das empresas do Distrito em Gravataí (RS):







PARAR AS FÁBRICAS JÁ. SEM REDUÇÃO DE SALÁRIO E MANUTENÇÃO DOS EMPREGOS!



Oposição Metalúrgica de Gravataí - Abril/ 2020

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por contribuir com a sua denúncia.