quarta-feira, 29 de abril de 2015

TDK: Enquanto o lucro sobre o PPR desce!

28/04/2015

Temos recebido  varias denuncias dos colegas da TDK sobre o PPR, mais uma vez a empresa tá dando o golpe nos trabalhadores e trabalhadoras.

Para ter uma idéia, Em 2013 o PPR foi de 948,00. Em 2014, subiu 610,00 indo para 1.558,00 e agora em 2015 vai só pra 1.613! Um ano sobe 610 reais e no outro sobe 55?! Isso quer dizer que o lucro da empresa diminuiu? Nem pensar!! É só olhar a produção bombando, e lembrar que o PPR é do ano inteiro e não dos últimos meses quando diminuiu a produção: o PPR é de março a março e a produção diminuiu de abril de 2015 pra cá, e isso em alguns setores porque outros continuam crescendo. Se o PPR fosse pago proporcional ao aumento anterior, seria em torno de R$2.500,00.

Por que a empresa sempre esconde como é feito o cálculo do PPR? Fica parecendo uma esmola que a empresa paga quanto quer. Todo seu lucro construido nas nossas costas e parece que estão nos fazendo um favor. O PPR não é presente, é a parte do nosso salário que falta todo mês. Para sindicato, como sempre, parece que tá tudo bem! Não falam e não fazem nada por que já está tudo acordado com os patrões.

Depois do incêndio, fizemos horas extras e trabalhamos dobrado para “recuperar os prejuízos”, sendo que os próprios chefes falaram que meses depois já estavam no lucro de novo. Hoje a TDK está terminando um estoque maior do que o anterior, mais um sinal de que a produção realmente cresceu e muito nesse ano.

Queremos PPR de 2.500,00 que é nosso direito.
Se a empresa vier com papinho de que não aumentou o lucro, que mostre suas contas!!

sábado, 11 de abril de 2015

GM e sistemistas ameaçam funcionários com demissão para aceitar propostas da empresa

11/04/2015

A chefia está vindo pra cima dos trabalhadores pressionando para que aceitemos as propostas absurdas da GM e das Sistemistas nessa campanha salarial.
Os líderes vem com esse papo furado de que a luz aumentou, combustível aumentou...
Eles tão achando que a gente é trouxa? Que as contas só aumentam pra empresa? Eles esquecem de dizer que o custo de energia para a indústria não é a mesma que pagamos em nossas casas, é muito menor.

Controle do voto
Do ano passado pra cá a liderança diz que a empresa e o sindicato são democráticos e que cada um deve votar no que quiser, mas começaram a cobrar que todos os funcionários fiquem próximos ao seu líder nas assembléias. Além disso sempre tem alguém da empresa filmando as votações, além do próprio sindicato.
Tem líder que chegou a dizer que ia passar lista de presença.
Isso é um absurdo!
Em primeiro lugar a empresa não pode cobrar nada dos funcionários em assembléia, pois estamos da catraca pra fora e nem sequer é pago o tempo em que ficamos na assembléia.
E mesmo se fosse, eles fazem esse discurso hipócrita de democracia, mas estão constantemente ameaçando os colegas com demissão, dando exemplos de outros que foram demitidos, dizendo que vai acontecer o mesmo que aconteceu em São José dos Campos...
A verdade é que se houvesse um sindicato combativo aqui e fosse um salário só para todas as plantas da GM, não compensaria para a empresa fechar postos de trabalho em São José.
Faz anos que está nos planos da GM fechar os postos em SP pra contratar mais barato aqui no RS, fazendo produzir o dobro do que cada trabalhador produz lá!

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Por que nosso salário e PPR DEVEM AUMENTAR no CIAG

10/04/2015

De 2013 pra cá GM e Sistemistas estão se reestruturando:

  1. Cortam postos de trabalho e quem fica tem que trabalhar por 2
  2. Fazem reajuste salarial que faz nosso salário diminuir até 2017
  3. Estão economizando milhares de reais por ano por não dar uniforme e EPIs para os seus funcionários
  4. Estão economizando há muitos anos com a comida que é de péssima qualidade
  5. Estão economizando há muitos anos com o transporte de péssima qualidade para Cachoeirinha e Gravataí
  6. Estão economizando há anos com convênio médico que cada vez que vamos nos consultar temos que pagar R$ 44 e ainda não cobre muitos procedimentos. Quando o trabalhador precisa realmente do convênio fica devendo até as calças pra empresa!
  7. Com o total de demissões de 2013 pra cá já demitiram o equivalente a 1 turno inteiro, mas fazem aos poucos, 2 ou 3 por dia, num ou noutro turno, num ou noutro shop.
  8. Depois de ter mudado a progressão salarial para 5 anos, ano passado as empresas e sindicato fizeram o acordo para que a progressão salarial seja de 10 anos para chegar no teto. E quem está no teto já está marcado para ser demitido.


A empresa não está na mesma situação que estava em 2012, pois “reduziu custos” de forma absurda, explorando ao máximo seus funcionários, fazendo a gente trabalhar por 2 e tirando o máximo que podem dos trabalhadores!
É verdade que as metas de produção reduziram 13%. Mas que a empresa com essas medidas que vem tomando aumentou seus lucros 200% a chefia não conta.
Com toda a “redução de custos” que a empresa fez de 2012 pra cá daria tranquilamente para dobrar nosso salário e nosso PPR e ainda sobrariam muiiiiiitos milhões para a GM do Brasil e para mandar para a GM mundial.
É bom lembrar que quem pagou a dívida gigantesca da GM norte americana com o governo dos EUA de mais de 30 bilhões de dólares, foi a GM do Brasil. Pois a GM EUA estava mal e a GM da Europa (Opel) não dá lucros há 10 anos.
Agora a chefia vem dizer que querem diminuir o nosso PPR além de já ter diminuído nosso salário!!!

quinta-feira, 9 de abril de 2015

PPR e Salários no Complexo da GM: Choradeira das empresas

09/04/2015

É colegas, na campanha salarial do ano passado denunciamos o acordo salarial absurdo que o sindicato fez com a GM e sistemistas contra os trabalhadores para diminuir nosso salário por 3 anos seguidos (http://intersindicalgravatai.blogspot.com.br/2014/07/salarios-no-ciag-sem-aumentar-e.html) . E sobre o PPR dissemos há 1 ano atrás:
“E se a GM não fechou os valores de PPR não é por qualquer pressão do sindicato, mas sim porque as empresas estão de olho que pode ocorrer uma crise até 2016 e não querem se comprometer com nenhum valor, pois se vier uma crise vão diminuir a produção e vão querer vir com uma proposta de diminuir o PPR!”
Além disso foi absurda a forma como o sindicato fez passar essa proposta assembléia. Apresentou 2 propostas: a primeira já tinha sido reprovada (em assembléia realizada na entrada do CIAG na RS-030) e portanto não poderia ter ido de novo pra votação, a segunda proposta, que também era uma proposta da GM, foi apresentada pelo Quebra-Peão como se fosse a proposta do sindicato. Ou seja, apresentaram 2 propostas, e as duas eram do patrão. É Quebra-Mola, mais uma vez encheu as botas!
Agora as empresas fazem uma choradeira. Além de ficar 3 anos sem dar aumento pros trabalhadores (vão lucrar muiiiiito com isso), ainda querem diminuir o PPR dizendo que aumentou o combustível, a luz, o dólar.

GM e Sistemistas devem achar que os trabalhadores vivem de vento, que não precisam comprar comida, luz, combustível, que não precisam consumir nada.
E o pior é que as empresas querem “reduzir custos” pra manter a vida de luxo da chefia, enquanto pagam um salário e PPR abaixo do que seria o mínimo para os seus funcionários!
Para sobreviver temos que comprar comida, pagar luz, água, telefone, aluguel ou prestação de casa e prestação de carro. Quem que consegue pagar isso com o salário que ganha na GM ou Sistemista?! E agora eles vem com choradeira querendo diminuir o PPR! Não podemos aceitar isso!
Quem está sustentando a GM aqui no Brasil e inclusive fora do Brasil é a GM de Gravataí. Os carros de frota das empresas produzidos pela Chevrolet são Celta e Ônix e são produzidos aqui. E o que nós trabalhadores recebemos em troca? Uma proposta de diminuir nossos salários, nosso PPR, assédio moral e ameaças de demissão!
É UM ABSURDO GM E SISTEMISTAS FAZEREM ESSAS PROPOSTAS PRA NÓS!
É UM ABSURDO O SINDICATO FICAR SE OMITINDO E DIZER QUE QUEM TEM QUE TOMAR POSIÇÃO SOMOS SOMENTE NÓS OS TRABALHADORES, QUANDO ELES SABEM QUE NINGUÉM APROVA ISSO! FICAM SE FAZENDO DE “NEUTROS” NESSA HISTÓRIA!

terça-feira, 7 de abril de 2015

Informativo aos trabalhadores do Grupo Südmetal

07/04/2015

As notícias do andamento da recuperação judicial do Grupo Südmetal não são nada boas para os trabalhadores. Não podemos dizer o mesmo dos proprietários das empresas, pois sabendo da situação tratam de dar fim ao patrimônio antes mesmo de pagarem as dívidas.
Após um ano de recuperação judicial, o Grupo Südmetal continua com as atividades paradas, e ao mesmo tempo queimam a gordura vendendo seu patrimônio e deixando os trabalhadores a ver navios. Já ocorreram alguns leilões com arrecadação revestida em favor do administrador judicial que coloca toda a grana a disposição da empresa e nada para os trabalhadores

Deveria estar acontecendo na Recuperação Judicial

Assembléia de credores
É fundamental que aconteça, pois é na assembléia de credores que será feito ou não o plano de recuperação da empresa podendo declarar falência, e neste caso, os valores de natureza alimentar tem prioridade.
Reserva de valores
É fundamental para garantir que permaneçam depositados os valores oriundos dos leilões e que quitarão as dívidas trabalhistas.
Comitê de credores
Fiscaliza e examina o conjunto de questões que envolvem a recuperação judicial da empresa, inclusive o administrador judicial.

O que está acontecendo

Quem não conhece Renato Conil que o compre, porém para quem o conhece...
O “todo poderoso” está consumindo o patrimônio das empresas, no entanto, este patrimônio está sob a tutela da justiça que precisa apurar esses fatos rapidamente.
De maneira arbitrária os comandantes do Grupo Südmetal determinam o valor de cada máquina ou equipamento, mesmo sem autorização judicial.
É preciso agir contra tudo isso! Porém, com o envolvimento dos trabalhadores, porque somente juntos teremos mais força pra lutar pelos nossos direitos.
 A Oposição Metalúrgica de Gravataí juntamente com os trabalhadores vem fazendo denuncias ao Ministério Público do Trabalho desde 2014. O MPT por sua vez, abriu um inquérito que levou a ação civil pública e ação civil coletiva contra a Südmetal, em favor dos trabalhadores.
Houve também em 2015 uma petição ao juízo referente a recuperação judicial, insurgindo-se aos desmandos da empresa, bem como a prestação de contas referente ao patrimônio das empresas que diminuiu consideravelmente.

domingo, 29 de março de 2015

Demissões na Qualidade na GM

29/03/2015

Em outubro do ano passado denunciamos o que seria para os trabalhadores o BIQ 4: demissões (tanto na produção quanto na qualidade), aumento do ritmo de trabalho e das doenças em função disso.
Agora a empresa está fazendo “entrevistas” com os colegas da qualidade para que sejam remanejados para a produção.
A intenção da empresa é demitir boa parte dos trabalhadores da qualidade, muitos já foram demitidos em 2014 e neste ano.
E a grande oportunidade que oferecem para os que ficaram é a “oportunidade” de ir para a produção. As opções que a empresa oferece são: ir para a produção ou para a freeway.
Mas muitos trabalhadores estão na qualidade também por estar em função compatível com sua condição física, não tendo condições de trabalhar no ritmo atual da linha de produção devido as doenças ocupacionais causadas pela GM.
É assim que a GM trata seus funcionários, contrata com saúde, exploram ao máximo e deixam com doenças ocupacionais (que não tem cura) e quando precisamos manter o emprego mandam embora para "reduzir custos" e aumentar seus lucros.

quinta-feira, 26 de março de 2015

Faltam copos, uniformes e EPI's

26/03/2015

A GM e Sistemistas estão na jornada pela redução de custos, fazendo a velha “melhoria contínua” para seus lucros e a nunca falada “pioria continua” para seus empregados. Economizam em copos pra beber água (que no GA sempre faltam), uniformes, luvas e EPIs...
Enquanto melhoram os lucros pioram as condições de trabalho pra nós.
Na funilaria e pintura, onde o calor muito intenso, desligaram o ar-condicionado para economizar, deixando os trabalhadores em péssimas condições de trabalho.
Assim são feitos os carros da marca Chevrolet, tirando o sangue e suor dos operadores...

quarta-feira, 25 de março de 2015

Transporte para animais não! Ônibus descente para Fátima-GM!


25/03/2015

Já recebemos várias denúncias sobre a qualidade do transporte para os trabalhadores do CIAG.
Mas desta vez as empresas se superaram.
Para os trabalhadores de Cachoeirinha a Sogil manda uns ônibus que devem ter saído de um museu, com os bancos soltos, sem suspensão, com péssimas condições de segurança.
É um absurdo o descaso da GM e Sistemistas com os trabalhadores que produzem seus lucros exorbitantes!
GM, Sistemistas e Sogil devem achar que estão carregando animais ou abóboras, e não gente.
A Sogil além de mandar os ônibus com os bancos soltos, que saem do lugar a cada freada, acusam os trabalhadores de terem arrancado os bancos, e na última sexta-feira mandaram a polícia dar paredão nos trabalhadores.
Os trabalhadores exaustos, após 8 horas de muito trabalho, são obrigados a pegar um ônibus em péssimas condições, pagando passagem pra andar nessas porcarias de ônibus, e tem que se atrasar mais ainda para chegar em casa, pois são forçados pela polícia a sair do ônibus e passar pela humilhação de serem tratados como bandidos, sendo inclusive revistados e tendo que ouvir gritos dos policiais.
A polícia com certeza não deve ter nada para fazer!

Além disso os trabalhadores do Fátima-GM são discriminados, pois é a única linha intermunicipal que não tem um ônibus seguro, confortável e com ar condicionado. E trafega na RS-118 e na BR-290 com um ônibus sem cinto de segurança. Temos visto recentemente o que acontece com os passageiros em caso de acidente nesses tipos de ônibus, mortes e mutilações.
As empresas falam tanto em segurança mas colocam seus funcionários em condição de risco.

Os trabalhadores do CIAG-GM não são bandidos, nem bichos.
É um absurdo terem que andar em um ônibus caindo os pedaços, numa rota longa e demorada!
Para GM e Sistemistas os trabalhadores não tem nenhum valor.
TRANSPORTE DESCENTE JÁ!


segunda-feira, 23 de março de 2015

Demissões em massa, pressão e assédio moral!


23/03/2015

A direção do sindicato fala que tem demissão em massa em São Paulo, mas finge que não está vendo que tem demissão em massa aqui na GM de Gravataí.
A única diferença é que estão mandando embora aos poucos de 2 anos pra cá. Demitem 2 colegas na funilaria no 1º turno, 3 no GA no 3º turno, 1 na pintura no 2º turno... e assim já mandaram centenas de trabalhadores pra rua!
A chefia está botando pressão nos operadores, fazendo trabalhar por dois, cobrando cada vez mais, com o clima de ameaça de demissão o tempo todo.
A desculpa da empresa para demitir seria a crise. Mas todos sabemos que não existe crise para a GM de Gravataí, que inclusive queria que trabalhássemos todos os sábados deste mês.
BASTA DE DEMISSÕES EM GRAVATAÍ, A PLANTA QUE SUSTENTA A GENERAL MOTORS!


terça-feira, 3 de março de 2015

Mais do mesmo: a solução é voltar ao passado para repetir os mesmos problemas que são criticados hoje?

A volta do PSDB


Temos visto nas redes sociais muitas manifestações contra o governo Dilma e propondo como uma possível solução a volta do PSDB.
A mídia em geral só fala do hoje e silencia sobre o ontem, se aproveitando da nossa “memória curta”. Vejamos alguns fatos:

1. Corrupção
2. Governo investindo em países “socialistas” (Cuba e Venezuela)
3. Sobre a economia e inflação
Vejamos cada uma:

1.  Corrupção:

O partido que mais praticou desvio de dinheiro público até hoje foi o PSDB.

(Fonte: http://www.plantaobrasil.com.br/news.asp?nID=82532)
Mas o fundamental não é ver quem roubou mais ou menos. Já que todos os partidos que governaram o Brasil praticaram a corrupção, mas perceber que a corrupção faz parte deste Estado não importando qual partido ocupe a cadeira.
Mais do que isso, o Estado brasileiro tem por papel assegurar o enriquecimento cada vez maior das grandes empresas e exploração cada vez maior dos trabalhadores. Tanto o PT quanto o PSDB realizaram a corrupção para favorecer estas grandes empresas.
Além disso, todos falam da corrupção (desvio de dinheiro ilegal), mas ninguém fala sobre o desvio de dinheiro público que é feito por dentro da lei que ambos os partidos muito fizeram, dando para as empresas bilhões (sim, muitos bilhões do nosso dinheiro) na forma de isenção de impostos trabalhistas, de água, luz, IPTU, ICMS, IPI para grandes empresas. E para que isso seja possível tanto PT quanto PSDB usam a mesma receita, aumentar a exploração e impostos pagos pelos trabalhadores.
Somos nós trabalhando cada vez mais (e ganhando cada vez menos), para o governo arrecadar cada vez mais, para passar cada vez mais dinheiro (de forma legal ou ilegal) para as grandes empresas, é assim que funciona o Estado no capitalismo.
E quando os trabalhadores se revoltam e fazem greve e protestos tanto PSDB quanto PT usam também a mesma receita: o uso da força policial contra os trabalhadores. Vale lembrar o caso da Petrobrás, atualmente envolvida em grandes escândalos. No governo FHC houve um episódio de corrupção maior que o atual, que foi a “Privataria Tucana” e houve uma forte reação dos trabalhadores petroleiros que fizeram uma grande greve que foi fortemente reprimida pelo PSDB na época.
Com isso não queremos dizer que não existe diferença nenhuma entre os partidos. Nos momentos de crise, os empresários preferem um governo que pareça representar mais os trabalhadores para diminuir os protestos e revoltas, e para isso nada melhor do que um partido que tem a maior central sindical do país, a CUT. Mas em outros momentos a burguesia precisa de um governo mais agressivo, que passe muito mais dinheiro público para as grandes empresas e que reprima de forma mais dura e violenta os protestos dos trabalhadores, como sempre o fez o PSDB.
PT e PSDB são os dois lados da mesma moeda. São os partidos que hoje lutam para demonstrar às grandes empresas que são os lacaios que melhor administram seus interesses... E de fato o PT está demonstrando que pode fazer o que o PSDB sempre fez...

2. Governo investindo em países “socialistas”

Nesta briga de irmãos, nas eleições surgem muitos boatos e falsas polêmicas, como por exemplo, que o PT financia obras em países “socialistas”.
A verdade é que tanto o PT, quanto o PSDB quando estava no governo, financiaram obras nestes países e em muitos outros.
O objetivo desses financiamentos é abrir mercado e repassar dinheiro para grandes empresas. Quem está lucrando mais com a construção do Porto de Mariel em Cuba e do metrô de Caracas na Venezuela é a Odebrechet  além de outras 400 empresas. O dinheiro não é repassado para os governos destes países, mas para grandes empresas brasileiras que lucram muito explorando os trabalhadores brasileiros e os trabalhadores destes países.

3. Sobre a economia e inflação

Todos os partidos para se elegerem prometem o que não podem cumprir. Controlar a economia a partir do Estado.
O PSDB tenta dar o crédito ao governo FHC pela estabilização da economia. O fato é que o governo FHC tinha uma inflação superior a inflação dos últimos governos petistas.
O bolsa-família são alguns centavos quando se compara com a “bolsa-empresário”, os bilhões de dólares passados para as grandes empresas.
Os governos dos dois partidos mentiam sobre a inflação (quem trabalha sabe muito bem que o INPC não repõe nem a inflação nos dissídios). Ao publicar um índice de inflação abaixo da inflação real, tanto o PT quanto o PSDB, fazem com que o reajuste dos salários dos trabalhadores seja menor, de forma que não cobre nem a inflação. É um reajuste para baixo, uma diminuição do salário dos trabalhadores para diminuir os “custos” e aumentar o lucro das grandes empresas.
A política econômica de PT e PSDB foi e está sendo: cobrar ao máximo dos trabalhadores nos impostos e taxas para repassar para as empresas, diminuir ao máximo as cobranças de impostos e taxas para os patrões, cortar direitos trabalhistas e achatar os salários.
Para muitos grupos de empresários faz diferença ter neste momento o PT ou o PSDB. Mas pra você colega, companheiro(a) que é um trabalhador(a), a política será a mesma, e isso os dois partidos já demonstraram claramente governando o país.
Os patrões querem nos usar para lutar por uma luta que não é nossa. Nossa luta é contra os patrões, contra a exploração dos trabalhadores e contra o Estado que nos reprime, seja ele governado pelo partido A ou B.
É preciso ter muito cuidado, pois muitas vezes chegam a nós críticas superficiais e falsas, e acabamos compartilhando e reproduzindo estas críticas aos colegas achando que estamos propondo algo novo, quando na verdade estamos propondo uma falsa saída, uma falsa alternativa, apenas mais do mesmo, enganando a nós mesmos, impedindo que sejam pensadas saídas realmente novas para os trabalhadores.<
Temos que produzir uma saída da classe trabalhadora, que seja de fato nova, e que transforme radicalmente a realidade. Mas sem conhecer a história recente do nosso país e a história das experiências de mudanças radicais que já foram feitas pela classe trabalhadora em todo o mundo isso não é possível.
É companheirada: Errar é humano, mas repetir os erros do passado é burrice!

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Governo retira direitos dos trabalhadores



MINISTÉRIO AO GOSTO DO CAPITAL, PACOTE CONTRA OS TRABALHADORES, PACTO SOCIAL PARA TENTAR FREAR A LUTA DE CLASSES

Por: INTERSINDICAL

NOSSA TAREFA É AMPLIAR A LUTA PARA ENFRENTAR OS ATAQUES CONTRA A CLASSE TRABALHADORA E AVANÇAR

Assim 2014 se encerra e 2015 se inicia

Na última semana de 2014, o governo federal do PT coloca em movimento medidas para aprofundar seu compromisso em ser um governo capaz de gerenciar os interesses da burguesia.

Após o anúncio de seu novo Ministério, que para além de comtemplar o fisiologismo partidário, demonstra que nas pastas mais importantes estarão lá os fiéis representantes da burguesia, como no Ministério da Fazenda,

Indústria e Comércio, Agricultura, Planejamento, num gesto claro de compromisso de administrar a máquina do Estado para garantir as necessidades do Capital.

No dia 29 de dezembro o governo anunciou cortes em direitos garantidos que não são fruto de concessão de governos e patrões, mas resultado de anos de luta do conjunto de nossa classe.

Vejam só, algumas das principais medidas do pacote do governo contra os trabalhadores:

- O abono salarial (PIS) ao qual todos os trabalhadores tinham direito desde que tivessem no ano trinta dias de trabalho , agora só será pago para quem trabalhar por seis meses ininterruptos durante o ano em curso.

- O seguro desemprego que era pago a todo o trabalhador que tivesse trabalhado por 6 meses durante o ano, agora será pago só para aqueles que tenham trabalhado por 18 meses ininterruptos.

- O pagamento pelo INSS aos trabalhadores que tiverem que se afastar do trabalho por motivo de doença, que antes era a partir do 16° dia de afastamento, agora será pago pela Previdência só depois 30 dias de afastamento e mais: as empresas vão poder realizar as perícias médicas.

Ou seja, se antes já havia uma promiscuidade instalada nas perícias, onde vários médicos que atuam como peritos dos INSS, também prestam serviços paras empresas privadas, o que resultava nos casos de acidente e doenças provocadas pelo trabalho, o não reconhecimento do nexo causal entre a doença e/ou acidente e o trabalho, agora o governo abre a porteira para dar andamento ao que se iniciou nos governos do PSDB: os patrões terão mais ferramentas para se “livrar” da força de trabalho que necessitar de afastamento, ou seja, demissões de mais trabalhadores que em grande parte tem seu adoecimento provocado pelas condições de trabalho.

E tem mais: antes o pagamento era feito a partir da maior contribuição ao INSS, agora será reduzido à média de contribuições dos últimos 12 meses.

- Na pensão por morte, o governo agora se coloca como “juiz das relações”: a medida imposta reconhece como casamento e/ou união estável o relacionamento a partir de dois anos e o pagamento será feito a partir de no mínimo dois anos de contribuição.

O que se fala, demonstra o conteúdo das medidas adotadas, vejam as palavras do Ministro da Casa Civil para justificar o pacote, colocando como exemplo a alteração do pagamento do abono salarial:

“O benefício trata de forma igual quem trabalha 30 dias em um ano e quem trabalha o ano inteiro. Bastou trabalhar 30 dias, tem direito ao programa. Vai ser pago proporcionalmente aos meses que ele trabalhou, como é o 13° salário”, explica o ministro-chefe da Casa Civil, Aloízio Mercadante

Assim o Ministro da Casa Civil, aceita as demissões, um dos instrumentos do Capital para manter e ampliar seus lucros e tenta ocultar essa ferramenta tão utilizada pelos patrões. Chega ao ponto de tentar transformar esse parco direito, como privilégio para quem recebê-lo. O Ministro ao defender a medida, protege os patrões e penaliza o trabalhador, como se fosse dele a “culpa” de não trabalhar o ano inteiro e mais: diz que estão “buscando um alinhamento aos padrões internacionais”, leia-se: reduzir direitos para tentar cobrir o rombo provocado ao assumir a dívida privada do Capital, como dívida pública, a receita produzida pelos EUA e também aplicada pela Europa. Para os patrões apenas suspensão das benesses de isenção e diminuição do IPI.

Chamam de “excesso” direitos básicos e além de tentar dividir a classe, ao impor as novas regras para os que serão empregados a partir de agora, querem transformar em força de trabalho “privilegiada” quem hoje está empregado e assim potencializam a rotatividade, instrumento tão utilizado pelos patrões para diminuir o preço da força de trabalho.

Após pouco mais de 72 horas do pacote, Dilma em seu discurso de posse ainda fala em respeito aos direitos sociais e com a mesma marca iniciada desde a chegada do governo do PT à Presidência da República, cercado de muita ideologia diz que defende: “... o Brasil que trabalha e o Brasil que produz...”, tentando assim ocultar que os mesmos que trabalham, são os que produzem, ou seja, os trabalhadores e não aqueles que se beneficiam do trabalho, os capitalistas sejam eles industriais na cidade do campo, sejam eles os parasitas do sistema financeiro.

O governo comemora a “economia” de R$ 18 bilhões de seu pacote sustentado à base da retirada de direitos, fala de um déficit da Previdência, escondendo os reais e grandes sonegadores: as empresas, sem distinção de ramo econômico.

Para tentar dar sustentação ao seu projeto, mais uma rodada de pacto social: Na semana anterior ao anúncio do pacote do governo, o PT coloca Lula para convocar diversos setores do movimento sindical e popular para uma “agenda de mobilização”. Escondidos na plataforma da reforma politica, o governo federal sem ainda alterar a legislação trabalhista, já ataca direitos básicos, através de medidas tomadas pelo executivo com as mudanças no pagamento do abono salarial, seguro-desemprego e diretos previdenciários.
A plataforma do governo sobre a reforma política tenta ocultar no pronunciamento de Dilma na posse ao Planalto o seu real conteúdo: quando se utiliza de reivindicações básicas dos trabalhadores como “Nenhum Direito a Menos” tenta ocultar o ataque feito a direitos básicos, através do pacote anunciado antes da posse que demonstra que as principais medidas são de ataque aos trabalhadores.

A unidade necessária se faz para defender os direitos da classe trabalhadora e não para se submeter: as organizações que se reuniram uma semana antes da posse, como movimentos MTST, MST, Conlutas e Intersindical (sendo que essa não é a legítima Intersindical) Consulta Popular, centrais sindicais como CUT e outras e Partidos como, PT, PCdoB, Psol, PSTU, se utiliza da unidade como instrumento de retórica, pois no referido encontro não há nenhuma plataforma concreta de luta para enfrentar os ataques impostos contra os trabalhadores, apenas uma vaga e superficial bandeira por “ reformas populares”.

A Intersindical - Instrumento de Luta e Organização da Classe Trabalhadora não participou dessa reunião onde a unidade não se concretizou em ações para enfrentar os ataques do Capital e de seus governos: Para nós a unidade se constrói em ações concretas que tenham como objetivo enfrentar os ataques do Capital que se expressam diretamente no processo de trabalho seja ele estabelecido em contratos formais ou não, seja na retirada de direitos através da imposição de pacotes como esse do governo federal, seja através do pacto com várias representações formais que se expressam nas centrais sindicais, como a CUT, CTB, UGT, Nova Central entre outras que apresentaram projeto de lei que consente a redução de salários em até 30% quando o governo assim avaliar que o Capital se encontra em crise.

Não vão se utilizar de nossas bandeiras e de nossas reivindicações para tentar transformá-las em seu contrário: seguimos firmes em luta para garantir a manutenção e ampliação dos direitos de nossa classe, não estaremos nos fóruns que falam de unidade, mas não a concretizam em luta contra os ataques do Capital e seus governos.

Em cada local de trabalho, vamos ampliar a luta por nenhum direito a menos e para avançar rumo a novas conquistas.

Não ao pacote do governo que ataca os direitos dos trabalhadores, em luta por mais salários, direitos, empregos, redução da jornada sem redução salarial.

Unidade se faz na luta concreta para enfrentar os ataques do Capital e de seus governos contra a classe trabalhadora.

(fonte: http://www.intersindical.org.br/mobilizacao/noticias2/item/636-minist%C3%A9rio-ao-gosto-do-capital-pacote-contra-os-trabalhadores-pacto-social-para-tentar-frear-a-luta-de-classes)

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

História da Oposição Metalúrgica

Somos a Oposição Metalúrgica e juntos com a Intersindical, uma organização que reúne Sindicatos e Oposições de luta em todas as regiões do país, estamos na luta para que o Sindicato dos Metalúrgicos seja um instrumento de defesa dos trabalhadores.

Trabalhamos em várias fábricas metalúrgicas de Gravataí e não desistimos de organizar a Oposição para derrotar os pelegos da Força Sindical, central que está no Sindicato e foi criada na década de 90 com o objetivo de ser parceira dos patrões.

Nosso principal objetivo é organizar os trabalhadores no local de trabalho e retomar o Sindicato para ampliar a luta pela manutenção e ampliação dos direitos. Para enfrentar os ataques dos patrões que reduzem salários, impõem o banco de horas, dão calote no PPR é fundamental termos o Sindicato para organizar a luta contra esses ataques.

O Sindicato deve ser um instrumento de resistência e de luta dos trabalhadores e deve estar nas mãos dos trabalhadores. Por isso é necessário fortalecer a Oposição e termos uma CHAPA para derrotar os pelegos que ainda estão no Sindicato.

Os pelegos que hoje estão no Sindicato sabem que os metalúrgicos não os reconhecem como seus representantes, por isso fazem de tudo para tentar impedir que a Chapa de Oposição participe das eleições. Mudaram o Estatuto sem a participação da categoria para dificultar ainda mais a inscrição da Chapa de Oposição e a eleição de 2014 por exemplo, ainda está no Judiciário por causa das irregularidades que os pelegos fizeram para se manterem a qualquer custo no Sindicato.

Nós não desistimos e estamos junto com os metalúrgicos, sabemos dos problemas que os companheiros enfrentam dentro das fábricas e denunciamos os ataques dos patrões em nossos Jornais, como também nos órgãos de fiscalização como o Ministério Público do Trabalho e o mais importante seguimos trabalhando para ampliar a Oposição para que o Sindicato seja dos trabalhadores. Se você ainda não é sindicalizado, fique sócio o quanto antes e vamos juntos lutar para ter o Sindicato nas mãos dos trabalhadores.

sábado, 29 de novembro de 2014

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Demissões na GM continuam...


A empresa já demitiu muitos trabalhadores e continua demitindo, mas faz aos poucos pra não chamar a atenção.
E os pelegos não fazem nada, de vez em quando garganteiam que são contra, mas é só papo. Uma vez ou outra readmitem 1 trabalhador enquanto esquece e ignora as centenas que já foram demitidos injustamente.
E ainda tem a cara de pau de dizerem que a Oposição Metalúrgica que é a favor das demissões e contra a reintegração dos trabalhadores! Os pelegos do sindicato estão pensando que os trabalhadores são cegos e não enxergam o que eles estão fazendo? Enquanto fazem um discurso, a prática é outra.

← Postagens mais recentes Postagens mais antigas → Página inicial